segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pedro Sebastião Carpes e Aída Dentice Carpes

A preservação da memória de nossos ancestrais e o aglutinamento de informações pulverizadas é fundamental para que os nossos descendentes conheçam a origem sobre a qual é estruturado o seu caráter e personalidade.

O desconhecimento de nossa árvore genealógica nos torna uma semente ao vento, sem compromisso com as nossas raízes, gerando outras descompromissadas com seu passado genético.

Possuo informações e fotos de nossos ancestrais que irei publicar neste blog periodicamente. Acredito que todos possuem documentos que poderão enriquecer significativamente este trabalho.

Solicito a colaboração do escritor da nossa família, Carlos Roberto, e de seu irmão Hudson que também pretende enveredar, após sua aposentadoria, na mesma atividade.




4 comentários:

  1. A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA NOSSA FAMÍLIA E A SUA ORIGEM PARA AS GERAÇÕES FUTURAS É IMPRESCNIDÍVEL.

    ResponderExcluir
  2. Desejo contribuir com o trabalho genealógico dos meus primos CARPES, descendentes de Pedro Sebastião Carpes. É que há mais de quinze anos venho levantando dados e registros de CARPES, lendo os Livros de Batismos, Casamentos e Óbitos do Arquivo da Cúria Metropolitana de Florianópolis, aliados à informações obtidas de parentes de CARPES, que conversei por telefone a todos que tinham Registros em Lista Telefônica de Santa Catarina. Diante disso, constam em meus registros que:
    Pedro Sebastião Carpes, nasceu em 20/01/1890 e faleceu em 17/07/1927 em Florianópolis, SC (Dados coletados do Registro de Sepultamento no Cemitério São Francisco de Assis, Itacorubi, Florianópolis, SC, Brasil.
    Pedro Sebastião Carpes era filho do Capitão Camillo Eusébio de Carpes, nascido em 15 JUN 1855 (REGISTRO DE BATISMO, Florianópolis, Catedral, Livro 18, Fls 112v - Padrinho: Camillo José de Abreu) e falecido em Florianópolis, SC, por volta de 1900.
    Camillo Eusébio de Carpes era filho de José Antonio Carpes, nascido por volta de 1826 e falecido por volta de 1880, em Desterro (Florianópolis). Dados obtidos do Registro de Casamento com Anna de Vera Cruz, realizado em 02/11/1850, Fonte: REGISTRO DE CASAMENTO, Florianópolis, SC, Catedral, livro 10, 5
    José Antonio de Carpes era filho de Severiana Rosa de Carpes, nascida em 16 mai 1801 e falecida em 5 abr 1842, em Desterro, Florianópolis, SC, Brasil. Fonte: REGISTRO DE BATISMO, Desterro, Florianópolis, SC, Brasil, Catedral, Livro 11, fls 190v - REGISTRO DE CASAMENTO, Desterro, Florianópolis, SC, BR, Catedral, Livro 5, 1809-1839, fls 172v. - REGISTRO DE ÓBITO, Florianópolis, antiga Desterro, SC, Livro 01 de Inhumação do Arquivo Público municipal, 1841-1845, fls 26 (Constou no registro que morava na Praia de Fora).
    Severiana Rosa de Carpes era filha de Cisnando Antonio de Carpes, nascido em 20 jul 1765 e falecido em 12 jul 1845. Fonte: Registro de Batismo, Florianópolis, Catedral, Livro 7, 1764-1767, fls. 74v e 75, 20-07-1766. - Registro de Casamento, Florianópolis, Catedral, Livro 3, 1779-1798, fls 104, 27-10-1887. - Registro de Óbito, Florianópolis, SC, Brasil, 13/07/1845, constou que faleceu aos oitenta anos de idade.
    Cisnando Antonio de Carpes era filho do Avô de todos os CARPES brasileiros, SIMÃO PEREIRA DE CARPES, nascido em 23/04/1741 em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    Convido ao leitor(a) a conhecer o nosso Blog, onde poderá conhecer um pouco mais sobre o patriarca da Família CARPES no endereço www.carpes.com.br

    Marcos Vinicius Carpes
    marcos@carpes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Prezado MArcos, sou professor da UFPR em Curitiba, e estou escrevendo a biografia do Brigad. Roberto Brandini, que foi comandante da Base Aerea de Florianopolis nos anos 50. Durante minhas pesquisas, encontrei o nome de NELSON ASDRUBAL CARPES no livro comemorativo da BAFL. ALi há varias fotos que são da Família Carpes. Assim, fiquei pensando se você seria da família e, caso positivo, se poderia mostrar-me as fotografias da FAmília que possuem cenas da BAse e do Brigad. CArpes, pois ele foi contenporaneo do Brandini. Agradeceria muito sua colaboração. Meu perfil do Face book é dedicado á biografia, e há algumas referencias á Base Aerea. Minha familia tambem é de Floripa, e são os Sao Thiago e Conti Felício Abraço, Luciano FF

    ResponderExcluir